sábado, 25 de outubro de 2008

Tipos de Feridas..

FERIDAS
Existem dois tipos de feridas: as feridas visíveis causadas por um corte ou uma caída, e feridas causadas por batidas, que não mostram imediatamente signos esternos.
A gravidade da cada uma delas depende da sua localização e de sua profundidade.Podemos classificar as feridas em:
- Feridas incisas ou cortantes: provocadas por agentes cortantes, como faca, lâminas, etc. As características deste tipo de feridas são o predomínio do comprimento sobre a profundidade, bordas regulares e nítidas.
- Feridas corto-contusa: provocadas por um agente que não tem corte tão acentuado, a força do traumatismo acaba causando a penetração do instrumento.
- Feridas pérfuro-contusas: ocasionadas por arma de fogo, com posibilidade de existir dois orifícios, o de entrada e o de saída.
- Feridas do tipo escoriações: este tipo de lesão surge de forma tangencial à superfície cutânea, com arrancamento da pele.
- Feridas equimoses e hematomas: na equimose há rompimento dos capilares, mas sem perda da pele, sendo que no hematoma, o sangue extravasado forma uma cavidade.

O tratamento de todas as feridas graves deve incluir medidas para prevenção ou reducção um possível shock.

MEDIDAS A TOMAR
.....primeiro à fazer antes de desinfetar uma ferida é lavar bem as mão com bastante sabão e água....
Você poderá utilizar num curativo:
soro fisiológico para limpeza e como emoliente, soluções anti-sépticas; álcool iodado com ação secante e cicatrizante e o éter que facilita o trabalho removendo a camada gordurosa da pele.É necessario na hora de fazer um curativo: uma técnica asséptica no manuseio do material estéril; movimentos de execução, mobilização e imobilização segundo o caso.Existem diferenças dependendo no tipo de feridas, no caso das mordeduras por exemplo, não devem ser suturadas, pois existe a posibilidade de estar infectadas. Nas feridas por arma de fogo, deve-se lavar bem o interior do ferimento, antes de suturar, mas se houverem dois orifícios, um deles poderá ser suturado. Uma ferida causada por um prego deve ser limpada e não suturada, deve-se tomar cuidado com a profilaxia do tétano.

Um comentário:

Blogger Tem de Tudo uM Pouco disse...

adoreii esse nota achei bem esclarecedora.. só faltou para mim os tamanhos adequados das sondas pra cada tipo de procedimento. Esse site é muito bom e deveria ser mais divulgado... bj ateh mais