sábado, 25 de outubro de 2008

Suspeita de Dengue, o que fazer. Aí vai algumas dicas...

Orientações ao paciente com suspeita de Dengue

1 - Hidratação: Nos casos de dengue a hidratação é de suma importância.O volume a ser administrado deve ser o maior possível de acordo com sua tolerância. O recomendado é em média de 60 a 80 ml de líquido por quilo de peso dia. Assim, para uma pessoa de 60kg o volume ingerido deve variar de 3,6 litros a 4,8 litros dia, nos primeiros 5 dias.A administração deve ser fracionada em pequenos volumes de forma a evitar náuseas e vômitos. Podem ser utilizados sucos, água-de-côco, reposição com soluções isotônicas tipo (Gatorade, Pedialyte, Sport Drink, Sport Fluide, Sport Ade), além do soro de hidratação oral.
Caso não consiga ingerir o volume adequado devido à presença de náuseas e vômitos, procure um Serviço de Emergência para hidratação venosa.

2 - Observação dos sinais de alerta: Procure imediatamente um Serviço de emergência caso apresente um dos sintomas abaixo, visto que a presença de um deles pode indicar um quadro de dengue grave. Estes sinais geralmente aparecem após a fase de melhora da febre (entre o 3º e o 6º dia após o aparecimento do primeiro sintoma) SINAIS DE ALERTA
Agitação e/ou sonolência excessiva;
Diminuição do volume urinário habitual(urina em pouca quantidade e muito concentrada, amarela);
Temperatura baixa(<36°c);>
3 - Acompanhamento: Procure seu médico para acompanhamento clínico ambulatorial e controle laboratorial, lembrando que o exame específico para Dengue deve ser solicitado a partir do 60 dia do aparecimento dos sintomas, visto que antes disso pode ser negativo mesmo em presença da doença.

Nenhum comentário: